Pedalando em Formentera, Espanha

Formentera

Visitando Ibiza pela primeira vez neste verão, decidi fazer um a viagem de um dia para Formentera, a menor das ilhas Baleares (um arquipélago no Mar Mediterrâneo ocidental).
Conhecida como o Caribe da Espanha, Formentera é muito menos turística e agitada que Ibiza, e tem praias incríveis com areia branca e água azul-turquesa cristalina.

Ibiza Formentera
Água azul-turquesa cristalina nas praias de Formentera.

Claro que de bike !

Apesar de estar virado de balada da noite anterior, e ter ido para a cama às 6h da manhã, levantei às 09h para tomar café, comprar comida e pegar o ferry de 10h30min para Formentera.
Assim que o ferry saiu comecei a pensar como eu iria explorar a ilha e tirar o máximo proveito dela.
Minhas dúvidas acabaram quando um tripulante passou perguntando se eu precisava de transporte na ilha. As escolhas foram: carro (um pouco caro já que estava só), moto (de jeito nenhum, eu não sei pilotar moto e morro de medo), ou de bicicleta (perfeito: um pouco de exercício e aventura ao mesmo tempo).
Desembarquei do Ferry e por apenas € 6 aluguei uma bicicleta para o dia inteiro.

De bike no paraíso.

Pedalando em Formentera

A ideia era montar bike e ir em uma busca das praias mais deslumbrantes de Formentera. Então, peguei uma mapa na locadora, e com a minha mochila cheia de água, protetor solar e comida, comecei a minha aventura.
Fui informado que as três praias mais bonitas são Platja de Illetes, Cala Saona e Platja de Migjorn, e que elas estão cerca de 4 km, 7 km, e 10 Km do porto, respectivamente.
Não há uma rota específica para chegar a essas praias, mas você pode seguir a faixa para bicicleta (existe em algumas partes) e os sinais nas estradas.
Tenha em mente que não será fácil, principalmente por causa do calor, mas você vai se divertir e visitar algumas das praias mais marcantes da sua vida.

A Aventura Está Apenas Começando

Deixei o porto e peguei a ciclovia em direção ao norte da ilha. Poucos minutos depois eu estava pedalando ao longo da costa e admirando os diferentes tons de azul do Mar Mediterrâneo.
Que começo !

Formentera

A estrada de terra só para pedestres e ciclistas estava cheia de aventureiros, a maioria deles de bike, mas alguns a pé, sob o sol forte do verão europeu.
Após cerca de 15 min de ciclismo cheguei na primeira praia: Es Cavall D’en Borràs. Esta é a praia mais próxima do porto e tem águas cristalinas, restaurante e cadeiras e sombreiros para alugar.
Descansei um pouco, bebi bastante água e dei uma refrescada no mar.
O ambiente estava super descontraído com pessoas relaxando nas espreguiçadeiras, ouvindo as ondas e sentindo a brisa refrescante.
Esta praia parecia ser o sinônimo perfeito para férias e queria ficar lá; mas sabia que praias melhores estavam esperando por mim…

Formentera
Banhista relaxando na praia de Es Cavall D’en Borràs.

A Praia Mais Espetacular de Formentera

Tirei o cadeado da bike e peguei a estrada mais uma vez. Desta vez, tive que compartilha-la com carros e motos.
Quando eu vi as filas enormes, placas de “estacionamento lotado” e “preço do estacionamento”, me senti feliz e esperto por ter optado pela bike.
As praias do norte da ilha fazem parte do Parque Natural de Ses Salines e tem uma das águas mais clara das Ilhas Baleares.
Após cerca de 15 min mais cheguei no que é considerada a mais bela praia em Formentera: Platja de Illetes. Esta praia é dividida em duas partes por uma faixa de areia branca super macia, e tem águas cristalinas azul-turquesa que deixa todos de boca aberta.
Não acreditava na cor da água !!
Playa de Illetes parece surreal e milhas de distância da realidade, é ideal para passar o dia inteiro.
Tirei várias fotos e fiquei sem palavras nadando no Caribe da Espanha.

A Parte Mais Difícil

Fiz todo o caminho de volta ao porto, 4 km, e segui para a segunda praia. A estrada e a paisagem mudaram drasticamente: asfalto e sem vista para o mar.
Comecei a sentir o sol nas minhas costas e meus joelhos estavam doendo. Estava ficando com fome, cansado e desidratado.
Como mágica, eu vi algumas vinhas pela estrada e não hesitei em parar para pegar uvas. Me senti hiper feliz!
Naquela ocasião, levantei o assento e a dor nos meus joelhos reduziram, mas o calor ainda estava me matando.
De bike num sol de 30C e sem sombra, é claro que não poderia ser fácil! Às vezes me sentia como em uma estrada sem fim num deserto…
Parei para beber água, pegar figos e pedir informações, e só cheguei em Cala Saona 45min depois, extremamente cansado e faminto.
No entanto, outra praia deslumbrante com areia branca e água translúcida, emoldurada por duas pequenas falésias de cor de barro.
Essa praia conta com restaurantes e bares, mas depois de me banhar nas águas calmas, só queria achar uma sombra, descansar minhas pernas e finalmente almoçar.

A Última e a Mais Decepcionante Praia

Me sentindo muito melhor, voltei pra estrada. O cenário agora estava cheio de ciclistas, carros e motos, e a temperatura estava no ponto certo.
Meus joelhos já não doíam mais e eu sentia uma alta dose de serotonina e adrenalina correndo nas veias. Eu realmente amo uma aventura!
O caminho para Platja de Migjorn foi relativamente fácil, mas mesmo assim tive que parar para pedir informações. Foram mais 45min de pedalada.
Esta é uma longa praia, localizada no sudeste de Formentera, e tem água verde clara, um grande calçadão, e é ótima para relaxar e para famílias com crianças.
Para ser honesto, não gostei muito de Platja de Migjorn, e acho que as outras são bem melhores. Porém, se você alugar um carro e quiser ficar longe do tumulto, esta pode ser a melhor opção.

De volta ao porto foi hora de sentir o vento soprando no meu rosto mais uma vez, e gratidão por esta viagem.
No total pedalei cerca de 30,5 km por 6:30.
Eu ainda tive que pegar o ferry de volta para Ibiza e o vôo de 00H30min para Londres.
Cada vez que penso em Formentera, não acredito na cor daquela água …

Que ilha !!

Ver vídeo: De bike em Formentera.

YouTube video

Visitando Formentera

• Onde fica Formentera?

Veja a localizaçao exata de Formentera aqui.

• Ferry Ibiza – Formentera

A única maneira de chegar em Formentera é de ferry. Algumas das companhias são: Balearia, Trasmapi, Aquabus e Mediterranean Pitiusa.

• Melhor época para visitar Formentera?

A melhor época para visitar Formentera é durante o verão, quando a temperatura está perfeita (por volta dos 30 C), e a probabilidade de chuva é pequena.
Mas claro que se você quiser fugir da alta temporada e dos preços altos, junho e setembro também são ótimas opções.

• Onde eu fiquei?

Eu fiquei no: The Blue Bedroom.

Você pode usar esse cupom desconto usando o AirBnB.

• Quanto custa viajar para Formentera?

∗ Vôo de Londres para Ibiza: US$ 104
∗ Quatro noites no The Blue Bedroom: US$ 300
∗ Ferry para Fomentera com AquaBus: € 19
∗ Aluguel da bike com Alquileres Torres: € 6

Dicas Extras para Sua Viagem para Formentera

• Aquabus é o ferry mais barato para Formentera, e parte de três diferentes locais em Ibiza.
  • Não esqueça de levar bastante água porque você irá precisar. No entanto você também pode comprar nos supermercados proximo ao porto (um garrafa de 2 L sai por € 1).
  • Algumas das praias tem restaurantes e você pode comer algo, mas são cheios e os preços um pouco salgados.
  • Use um chapéu ou boné, e óculos de sol.
  • Coloque bastante protetor pois irá ficar debaixo do sol o tempo inteiro.
  • Se não tiver espirito aventureiro, vá só para a Platja de Illetes, pois essa é definitivamente as praia mais bonita de Formentera !
  • Divirta-se !
Planeje sua Viagem Para cada reserva feita pelo meu site eu doou US$ 1 a uma instituição de caridade. Boa Viagem ☺