Passeio pelas Praias Selvagens, Rio

Se você só conhece as praias de Copacabana e Ipanema no Rio, é hora de fazer o Passeio pelas Praias selvagens!Finalmente depois de seis anos voltei para uma das minhas cidades favoritas para passar o ano novo: Rio de Janeiro. Todo mundo vestindo branco dos pés à cabeça e pensando positivamente, cria uma energia única, que você só pode encontrar em algumas cidades e em certas circunstâncias.Assisti a queima de fogos de 16 min na praia me deu arrepios e esperança para o ano que estava apenas começando. Minha comemoração só terminou às 07h da manhã depois de uma festa maluca na praia de Ipanema, tornando esse réveillon épico.Wild Beaches Tour, Rio.Menos de sete horas depois estava de volta à Ipanema, desta vez para aproveitar a praia. O tempo estava bom, não muito quente e um pouco nublado, e a praia estava lotada. Eu mal podia andar na areia por causa da grande quantidade de cadeiras e guarda-sóis, e só pela água podia dar um passeio.Eu adoro as praias de Copacabana e Ipanema, mas durante o verão e, especialmente nos fins de semana, ficam muito cheias, além do fato de que ambas as praias estão no meio da cidade, com trânsito e edifícios como pano de fundo.Desta vez eu queria explorar algumas praias mais isoladas e menos lotadas no Rio. Foi quando descobri as Praias Selvagens. Mas, para chegar a essas praias você precisa de um carro ou reservar um passeio, pois não existem ônibus que te levem até lá.Então, eu decidi reservar o passeio pelas Praias Selvagens pra segunda-feira, 4 de janeiro, até porque o clima no sábado e domingo depois do Ano Novo não estaria bom (nesta época do ano no Rio é comum dias chuvosos e nublados).O preço do passeio foi justo, R$ 120, das 07h ás 19h, e me levaria para as três praias selvagens e duas outras. O ponto de encontro foi na frente do Barra Shopping, localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.As 7h da manhã, um casal argentino, eu e o guia, deixamos nosso ponto de encontro e começamos a dirigir em direção a nossos destinos. Assim que deixamos a  Barra a paisagem começou a mudar: os edifícios e construções tornaram-se raros e havia uma costa interminável de um lado e vegetação do outro lado.

Primeira parada: Praia da Reserva

A primeira parada foi Praia da Reserva, localizada em uma área de proteção ambiental. Esta praia é bem extensa, com areia fofa, e super tranqüila. O mar estava agitado e não tão limpo como é geralmente por causa da chuva dos últimos dois dias. A melhor coisa desta praia é que você pode apenas relaxar na areia e apreciar a paisagem deslumbrante, tanto se você olha pra direita como pra esquerda, você pode ver algumas cadeias de montanhas que são tão comuns no Rio.
Wild Beaches Tour, Rio.
Praia da Reserva, Rio.
A próxima praia, Recreio, era bastante semelhante a primeira e, por isso, nós decidimos não parar lá. Nesta praia ainda podíamos ver alguns ônibus rodando e alguns canteiros de obras. Estávamos chegando mais perto dos nossos principais destinos e eu estava super ansioso para chegar nas Praias Selvagens. Uma vez que cruzamos o portão eu fiquei  ainda mais animado! Maurício, o guia, explicou que durante o fim de semana o portão está fechado entre 8h-15h para limitar o número de carros na área (por questões de vagas).A estrada era estreita, cheia de montanhas de um lado, praias do outro, e belas vistas. Me sentia como se estivesse deixando o Rio …

Prainha

Poucos minutos depois, chegamos na primeira Praia Selvagem: Prainha. A praia está situada no meio das montanhas de uma densa floresta tropical (Mata Atlântica), com fauna rica e diversificada, que hospeda cerca de 270 espécies de aves. Vista do mirante a areia branca contrastava com as enormes montanhas cobertas com vegetação exuberante, com o céu azul e a água esverdeada, compondo uma imagem que era um verdadeiro espetáculo.Passei duas horas nesta praia, apenas relaxando, conversando com o casal argentino e o Maurício, e caminhando um pouco.O tempo estava perfeito, a praia não estava lotada, e eu tinha aquela sensação boa: “Realmente encontrei o que estava precisando…” Prainha se tornou não apenas a minha praia favorita no Rio, mas também uma das mais belas praias que já vi na cidade maravilhosa. Me senti tão feliz e grato que tinha reservado este passeio pelas praias selvagens.Mauricio foi muito simpático e super flexível, e nos deixava à vontade pra decidir quanto tempo queríamos ficar em cada praia. Então, decidimos ficar mais 30 minutos em Prainha antes de ir para a próxima. No total, foram cerca de duas horas e meia de plena satisfação para mim.A estrada é bastante interessante também, com alguns mirantes, partes de asfalto e outras de paralelepípedos, copas de árvores formando túneis e surpreendentemente tem uma parte com uma  pedra enorme bem no meio da estrada. E que pedra! Nós dirigimos ao redor da pedra e seguimos para a segunda praia selvagem.

Grumari

Outra bela praia, com areia branca, montanhas enormes, e o melhor: calma e tranquila. A única parte da praia de Grumari que está cheia é no final, onde têm mais quiosques.Ao longo da costa, há apenas alguns quiosques e pouca gente. Paramos perto de um deles, o casal argentino pegou a sacola térmica com cervejas, e eu e Maurício pegamos nossas cadeiras e o sombreiro.Enquanto estava na areia branca e macia admirando a paisagem pensava que cidade abençoada essa. Ela realmente merece o título de Cidade Maravilhosa! As formações geográficas do Rio oferecem um dos mais bonitos “skylines” que já vi …Sob o sol forte do verão carioca, levamos nossas coisas de volta pro carro e dirigimos ao longo da costa admirando a vista incrível das praias, passando por debaixo das copas das árvores e, finalmente, chegamos ao estacionamento perto da nossa última parada.Confira também:

Abricó

Do estacionamento parecia que Abricó era a praia mais movimentada desse passeio. Mas quando chegamos, pude ver que a praia era muita pequena, o que fazia com que parecesse ainda mais cheia. Também pelo fato de algumas pessoas estacionarem alí e seguirem pra Grumari.Paramos em um restaurante na praia para almoçar. No cardápio: caipirinhas, aperitivos, saladas, frutos do mar e uma grande variedade de peixes. Fizemos o pedido, relaxamos, conversamos e apreciamos a vista super agradável.Abricó tem uma faixa de areia bem pequena, com pedras grandes, e pessoas escalando-as todo o tempo. Eu diria que é mais uma praia para família. No entanto, cruzando algumas pedras, há uma parte que é de roupa opcional durante a semana e de nudismo nos fins de semana. Esta parte é muito maior e mais tranqüila. Ela também está cercada por montanhas e vegetação e foi lá onde ficamos depois do almoço.De todas as praias que visitamos, Abricó foi a que eu gostei menos. No entanto, esta praia é linda, mas se você não for um naturista, pode passar mais tempo nas outras duas praias selvagens.Depois de algumas horas, pegamos a estrada de volta. O sol estava quase se pondo e paramos novamente em alguns mirantes para apreciar a paisagem do Rio mais uma vez. Nós assistimos o pôr-do-sol na Reserva e praia estava tão tranquila como no início da manhã. O sol pintou o céu com tons de laranja, ouro e âmbar, e as montanhas ao fundo pareceram ainda mais pitoresca. Que maneira incrível de terminar o dia !!Wild beaches tour in Rio.Cheguei em casa em torno de 21h naquele dia me sentido super bem.O Rio é uma cidade cheia de surpresas, mesmo para alguém que já foi lá várias vezes. Então, na próxima vez que você estiver no Rio você deveria sair um pouco das praias de Copacabana e Ipanema e visitar algumas das mais belas praias da cidade: as Praias Selvagens. As Praias Selvagens: Prainha, Abricó e Grumari, são absolutamente deslumbrantes, isoladas e cercadas por montanhas e vegetação exuberante. A água cristalina e areia macia atraem surfistas, moradores e turistas. Copacabana e Ipanema são prestigiadas e famosas em todo o mundo e os cariocas adoram essas praias. Mas, uma visita às praias selvagens podem lhe dar uma sensação de ter saído do Rio, a segunda maior cidade do Brasil, e chegado em uma área mais remota e exclusiva. Sensação essa que você não encontra em qualquer lugar do Rio.

Assista o vídeo: Passeio pelas Praias Selvagens.

Visitando Rio

• Onde está localizada?
Rio de Janeiro, ou simplesmente Rio, é a capital do Rio de Janeiro (estado) e localizada no Sudeste do Brasil, distante 1.162 km de Brasília, capital do Brasil, e 436 Km de São Paulo, a maior cidade do Brasil.
  • Como chegar lá
* Existem dois aeroportos no Rio: Galeão, GIG (internacional) e Santos Dumont, SDU (doméstico).* Mais de 12 companhias aéreas voam para o Rio, algumas delas são: Delta, AirFrance, KLM, British Airways, Aerolíneas Argentinas, Iberia e Emirates.∗ Para vôos domésticos: Avianca, Tam, Gol e Azul (sendo que essas também operam internacionalmente).* O terminal de ônibus, Novo Rio, fornece ônibus para praticamente todas as capitais e grandes cidades do Brasil e também para países do Mercosul.
  • Melhor época pra visitar
∗ Rio pode ser visitada durante todo o ano. Os verões são quentes com umidade elevada, e os invernos tem menos chuva e são perfeitos para aproveitar as outras atrações fora as praias.* Eu diria que a melhor época para visitar o Rio é entre dezembro e março, quando há dois grandes eventos (Ano Novo e Carnaval), mas essa também é a época mais movimentada, cara, mais quente, com e com algumas pancadas de chuva. As temperaturas podem passar dos 40 C.∗ Em Abril / Maio e Outubro / Novembro também são épocas boas e o clima é mais ameno.
  • Custos da Viagem
∗ Ônibus São Paulo-Rio com Expresso Brasileiro: R$ 84,00 (cada trecho).∗ Passeio pelas praias selvagens com  Trilhas e Aventuras: R$ 120.∗ Almoço no restaurante: R$ 44.

Para mais informações sobre o Passeio pelas Praias Selvagens visite o portal Trilhas e Aventuras.

Fui convidado por Trilhas e Aventuras pra fazer o passeio, e todas as opinões aqui são próprias e imparciais.
Planeje sua Viagem Para cada reserva feita pelo meu site eu doou US$ 1 a uma instituição de caridade. Boa Viagem ☺

2 comentários em “Passeio pelas Praias Selvagens, Rio”

• Obrigado você Mauricio !! Obrigado por nos receber tão bem e mostrar um pouco mais as belezas dessa cidade maravilhosa. As praias são super bonitas e passaram a ser as minhas preferidas no Rio. Pelo jeito você não será o único que vai frequentá-las 🙂