Trolltunga: A Trilha Top da Noruega !

Depois de fazer as trilhas para Kjerag e Preikestolen, eu finalmente segui para Odda para enfrentar meu mais difícil e maior desafio físico até agora: a trilha para Trolltunga.

Trolltunga
Detalhe da “língua do Troll”, origem do nome Trolltunga.

O estacionamento da trilha, fica de frente para uma cachoeira e no fundo tem um lago grande cercado por montanhas. Imaginei que teria muito gente fazendo a trilha, mas pra minha surpresa não.

Dois casais de asiáticos que estavam no mesmo ônibus que eu, e um outro casal também da Ásia com uma filha de aproximadamente 9 anos estavam começando a trilha.

Comecei o primeiro quilômetro da Trilha pra Trolltunga perdendo todos eles de vista, a euforia era grande.

Mas o lamaçal e uma subida super inclinada, me deram um banho de água fria. Não sabia onde por o pé, tudo era lama. Até a corda que servia para nos apoiar e marcar a trilha estava toda suja.

Em vários pontos os degraus ainda eram visíveis, outros só as pegadas das pessoas.

Respirava ofegante e pensava, se o primeiro quilômetro era daquele jeito nem queria imaginar o resto.

Em segundos vi o pai da menina rodar bem na minha frente e cair de bunda na lama, em meio a gargalhada dela; noutro segundo atolei meus pés na lama, um de cada vez.

Conheci um casal da Alemanha e o rapaz de aproximadamente 24 anos me disse que o primeiro quilômetro era o pior. E de fato foi.

Trolltunga

40min só para um quilômetro, pensei que desse jeito faria a trilha de 11Km por volta de 400min (6h), enquanto minha intenção era fazê-la em 4h.

A partir do segundo quilômetro tudo melhora: a lama diminui bastante, a subida não é tão íngrime, e a vista, faz você querer andar de costas o tempo inteiro…

A altura da trilha para Trolltunga é de 1250m. Quanto mais a gente sobe, mas encontra gelo. Aliás, várias partes da trilha passamos por gelo. As vezes me sentia que estava andando num glaciar…

Dois fatos me chamaram atenção nessa quantidade de gelo: uma pequena lagoa azulada (típica de glaciares), e umas manchas rosas na neve (que o Lawrence me explicou que é areia do deserto do Saara, uma cena comum nos Alpes europeus).

Além do gelo e da lama, você passa por várias cachoeiras provenientes do derretimento da neve.

Em algumas a cena é interessante pois você caminha em cima duma camada espessa de gelo, enquanto a água flui por baixo.

À medida que vc se aproxima do topo, é possível avistar o fiorde. Em algumas partes é impossível não parar pra apreciar a vista.

A paisagem composta pelos fiordes noruegueses é sensacional!!! E isso é sem dúvida o melhor dessa trilha: paisagem de tirar o fôlego durante todo o caminho…

O passo e o papo fluíam fácil, e cada vez que passava pelas placas que marcavam a quilometragem ficávamos  felizes e falávamos: agora só faltam 7Km, só faltam 6Km…

Conversamos tanto que nem vimos a placa dos 9Km, quando vimos já estávamos no décimo, ou seja, apenas um quilômetro para completar a trilha.

Tinha brincando com o Lawrence e a Anna que faria o último quilômetro correndo. E não é que o Lawrence topou. Saímos correndo feito loucos…

A euforia era grande!! Sentia minha perna como não tinha sentido nos 10Km anteriores, tivemos algumas subidas e até corremos no gelo, mas estávamos tão alucinados que perdemos a trilha e quando vimos já estávamos de cara com o ponto culminante da trilha: a Língua do Troll.

A sensação de estar naquele lugar é algo difícil de por no papel.

Todo o esforço, 11Km em 4h20min com certeza valeram a pena. Trolltunga realmente nao leva fama à toa, e é sem dúvidas uma das melhores paisagens do mundo.

Trolltunga

Hora de esperar na fila pra tirar a tão sonhada foto. Os 30min pareciam eternos… além do mais tremia de frio… Mas a visão que tinha compensava tudo.

Aquelas montanhas cobertas de neve, aquele lago azulado e infinito, não parecia ser coisa desse mundo.

Quando as pessoas se aproximavam da ponta pra tirar foto dava mais medo do que quando sentei para tirar a minha foto. Fotos tiradas, sentei um pouco pra finalmente comer algo. Ainda tremia de frio…

Trolltunga

Andei um pouco mais pra ver o fiorde de outros ângulos e então fizemos o caminho de volta.

Apesar de sentir um pouco o trapézio e os ombros, não me importei nem um pouco em andar os 11Km de volta. Era a oportunidade que tinha de apreciar tudo aquilo outra vez.

Se tem algo nessa trilha de especial, eu diria que não é só o fato de estar na tão famosa Língua do Troll (Trolltunga), a trilha inteira é de tirar o fôlego.

Que natureza exuberante essa da Noruega!!!

Gastamos 3h10min pra voltar, algo super impressionante para mim. O primeiro quilômetro agora era o último, e continuou sendo o pior.

Queria ter ficado um pouco mais nessa região para explorar outros pontos turísticos da Noruega, mas no dia seguinte já estava de partida….

∗ Essa matéria faz parte da 3 melhores trilhas na Noruega em 3 dias.

Assista o vídeo: Trolltunga: A trilha (legendas em português).

YouTube video

Visitando Trolltunga

Onde fica Trolltunga?

A Pedra de Trolltunga está localizada ao leste de Skjeggedal, 10 quilômetros ao leste dos vilarejos Tyssedal e Sørfjorden (veja o mapa aqui).

Como chegar a Trolltunga?

* De ônibus: há um minibus partindo da praça principal de Odda para Trolltunga (Skjeggedal, o ponto de partida para pedra de Trolltunga).

Existem partidas diárias de ônibus entre 15 de junho a 15 de setembro.
Preço 2018: NOK 250 (ida e volta)

Da estação de ônibus de Odda
Segunda-feira a sexta-feira (a viagem demora cerca de 35-40 minutos.):

Chegada em Odda: 16:50 18:45 19:55 20:35

Sábado e Domingo:
Chegada em Odda: 16:40 18:30 19:40 20:35

Se você estiver em Kinsarvik / Lofthus você pode ir de serviço de transporte público de e para Odda.
Itinerário para a linha 991 (Geilo – Odda).

* De táxi: você pode entrar em contato com táxi no tel. +47 53 64 14 44 ou post@oddataxi.no.

* De carro: dirigir até Tyssedal (6 km de Odda) na rota 13. Siga as indicações para Skjeggedal e Trolltunga. Depois de cerca de 7 km você chega no estacionamento de Skjeggedal. Estacionamento em Skjeggedal (200 NOK / dia) ou Tyssedal (100 / dia) (2016). A taxa de estacionamento é usado para financiar instalações públicas na área.

* Como chegar a Odda:

Saindo de Oslo

Alt. 1: Train Oslo-Voss www.nsb.no . Rota do ônibus 990 Voss-Odda www.skyss.no (sem reservas, somente dinheiro)
Alt. 2: Serviço de Ônibus “Haukeli ekspressen” Oslo-Odda www.nor-way.no (Reservas online)

Saindo de Stavanger e Preikestolen  (foi isso que eu fiz).
O serviço de ônibus “The Trolltunga-Preikestolen express” (durante alta temporada) Stavanger-Preikestolen-Røldal-Odda-Tyssedal-Lofthus-Kinsarvik.  www.tidereiser.com   (Reservas online)

Você pode reserva sua passagem para Oslo, Bergen ou Stavanger com Skyscanner, que é o site que uso e confio.

Melhor época para visitar os fiordes noruegueses?

A temporada de Trolltunga vai 15 de junho a 15 de setembro.
Se você não for durante o verão, preste atenção a estas datas:
16 setembro – 28 outubro recomendado com guia.
29 de outubro – 16 de fevereiro NÃO recomendado, altamente perigoso.
17 de fevereiro – 14 de junho recomendado com guia (calçados especiais para neve).

Onde eu fiquei?

Eu fiquei no Odda Camping, e se você estiver procurando acomodação minhas sugestões são:
* Econômico: Trolltunga Studios e Trolltunga Guesthouse.
* Ótimo Custo/Benefício: Trolltunga Hotel e Hardanger Hotel.
* Luxo: Tyssedal Hotel.

Custo da viagem?

Ônibus de Stavanger (Preikestolen) para Odda: 655 coroas norueguesas (US$ 77).
* Duas noites em um quarto triplo em Odda Camping: 1610 NOK (US$ 190 – com todas as amenidades incluídas – toalha, lençol…)
* Ônibus de Odda para Trolltunga (Skjeggedal): 250 coroas norueguesas (US$ 30).

Informações Adicionais

∗ Todas as trilhas na Noruega são sobre sua responsabilidade.
∗ Use roupas apropriadas pra trilhas (o tempo varia muito em Trolltunga e o ideal é que leve jaquetas leves e bota).
∗ Leve comida, água e kit de primeiros socorros.
∗ Em algumas áreas não tem cobertura para celular.
∗ Norwegian Airline e Sas operam de Oslo para Stavanger.
∗ Para horários e preço da empresa de ônibus: Tide Reiser.
∗ Para mais informações sobre acomodação, transportes e da trilha pra Trolltunga, visite a página:  www.visitnorway.com.br

Planeje sua Viagem Para cada reserva feita pelo meu site eu doou US$ 1 a uma instituição de caridade. Boa Viagem ☺

3 comentários em “Trolltunga: A Trilha Top da Noruega !”

• Oi Adriano.
      Tudo bem sim, e vc?
      Trolltunga, sem dúvida, mas acredito que nesse período a trilha estará fechada.
      A segunda seria Pulpit Rock, e por último Kjerag.
      Estou aqui no Nepal e fiz um trekking muito legal de 4 dias.
      Aqui também tem muita coisa pra fazer, e o custo é super baixo, embora você precise de guia para a maioria das trilhas/trekkings.