Melhores grafites de São Paulo

Se você gosta de grafite, você vai se surpreender com alguns dos melhores murais de grafite de São Paulo!

Melhores Grafites de São Paulo

Dois anos e meio depois desde a minha última visita a São Paulo, voltei no final de agosto de 2015 e percebi que a cidade estava completamente coberta de grafite.
O grafite sempre foi bastante popular no Brasil, especialmente em São Paulo, porque há uma longa história de pessoas subindo em paredes e edifícios para se expressar, e inclusive algumas gangues desafiam umas as outras através da pichação.
Havia pouquíssimos murais de grafite, e alguns deles ainda foram pintados, ou por ordem da prefeitura, ou por mal entendidos…
Esses são alguns dos grafites mais famosos de São Paulo, e que já duram quase 10 anos.

Mas desta vez é diferente, há belos e coloridos grafites em São Paulo espalhados pela cidade, e alguns deles são realmente brilhantes e de tirar o fôlego.
Como resultado, São Paulo tornou-se o “grafite paradise”, e tem umas das cenas desta forma de arte urbana mais importantes e fascinantes do mundo.
A cidade é também a residência de artistas de renome internacional, e alguns dos grafiteiros em São Paulo são: Os Gêmeos, Eduardo Kobra e Speto, que foram convidados a expor suas obras em cidades como: Nova York, Miami, Frankfurt, Dubai e Tóquio.

Crianças

No meu primeiro fim de semana em São Paulo tive um visitante de Nova York e decidi levá-lo para conhecer alguns pontos turísticos. O clima estava maravilhoso e perfeito para ir ao Parque do Ibirapuera. Do carro eu pude ver que a cidade tem basicamente cada muro e colunas de viadutos pintados com grafite, e para ser honesto, eu não gostei muito, no entanto meu amigo adorou.
Chegamos ao parque, e após uma caminhada decidimos visitar o Museu Afro Brasil, que é muito bom por sinal.
Deixamos o museu e continuamos nossa caminhada ao redor do parque quando de repente vimos o primeiro mural de grafite: um retrato impressionante de uma criança indígena com uma expressão profunda e um cabelo que parece de verdade. Fiquei boquiaberto com a qualidade e realismo da imagem, e curioso para saber a técnica utilizada pelo artista para obter esse efeito. Meu amigo ficou extasiado!

grafites de São Paulo

A poucos passos de distância me deparei com um outro grande trabalho: uma criança super colorida, cheia de alegria e encantamento. O artista, Eduardo Kobra, usou cores brilhantes e linhas arrojadas, repetindo triângulos e quadrados, como um caleidoscópio, que parecem dar vida a esta imagem. Seus profundos olhos e sorriso encantador me conquistaram! Quando saí do parque e minha visão do grafite em São Paulo estava começando a mudar…

Beco do Batman

Depois de algumas semanas tive um outro amigo de Nova York me visitando e o convidei para ir ao Beco do Batman; uma rua com uma densa concentração de grafites na Vila Madalena.
O Beco do Batman tornou-se um destino turístico popular, e um dos favoritos para jovens e Instagrammers. É claro que quando chegamos lá tinha um pessoal super produzido e com fotógrafo profissional tirando fotos para postar no Instagram.
As ruas de paralelepípedos são cercadas por propriedades cobertas de grafite em ambos os lados, com diferentes cores e temas. O que eu mais gostei fica quase no final da rua, e o artista brinca com os galhos de uma árvore na parte superior de uma parede, onde ele pintou uma árvore psicodélica com cores vibrantes, e você não consegue distinguir quais galhos são pintados e quais são verdadeiros. Achei super legal, e claro que também aproveitei a oportunidade para tirar algumas fotos pro meu Instagram.

Clube 27

Como os murais de grafites são onipresentes em São Paulo, passeando pela cidade eu continuei me deparando com obras cativantes.
Passeando de bike em Pinheiros eu encontrei um outro tesouro feito por Eduardo Kobra, desta vez um mural com artistas que morreram aos 27 anos (o famoso Clube 27). O artista usou a mesma técnica do caleidoscópio para prestar uma homenagem a Amy Winehouse, Janis Joplin, Kurt Cobain, Jimi Hendrix e Jim Morrison.

Também em Pinheiros topei com um belo retrato de duas crianças, uma negra e outra branca, ambas sorrindo. A realidade das suas expressões e esta mistura de foto e grafite foi o que me chamou a atenção. Que trabalho magnífico!

Melhores grafites de São Paulo

Frida e Einstein tête-a-tête

Terminando o meu passeio de bicicleta encontrei dois gênios na rua: Frida Kahlo e Albert Einstein. Curiosamente Einstein também estava de bicicleta, o que me fez lembrar uma de suas frases mais famosas e emblemáticas: “A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é preciso manter-se em movimento.” Parece que o artista decidiu imortalizar e representar esta citação em apenas uma imagem. Genial!

Grafite de São Paulo no Parque do Ibiraquera

De volta ao Parque do Ibiraquera, que é cheio de murais de grafite a propósito, o pintado por Os Gêmeos na entrada do MAM (Museu de Arte Moderna) se destaca. Este mural de grafite super colorido e eletrizante é uma verdadeira obra de arte, e só mostra que o grafite em São Paulo é levado a sério.
Há muitos projetos, incluindo alguns criados pelo governo, para cobrir as avenidas e ruas de São Paulo com murais de grafite, e tem até a participação de artistas internacionais.

Se no começo eu fiquei chocado com a quantidade de grafite em São Paulo, dia após dia, fiquei surpreendido com a qualidade do mesmo.
São Paulo e seus moradores têm uma forte relação com o grafite, e essa arte urbana não é apenas uma forma de expressão, mas também parte da sua própria cultura.

Graças a GPSmyCity   você pode encontrar encontrar a localização exata de todas as imagens usadas neste post.
GPSmyCity tem aplicativos super bacanas para iOS e Android e oferece passeios auto-guiados em mais de 470 cidades ao redor do mundo. Cada um de seus aplicativos contém dezenas de passeios auto-guiados para uma única cidade, e você pode explorar a cidade a pé e em seu próprio ritmo.
Em parceria com GPSmyCity estamos dando 10 códigos promocionais para a versão completa de City Walks Apps, um dos apps para IOS e Android do GPSmyCity .
10 vencedores receberão códigos promocionais, o que lhes permitirá baixar a versão completa de qualquer cidade que queiram entre as 470 listadas no site do GPSmyCity de GRAÇA! Para saber mais sobre GPSmyCity, clique aqui .

Para participar você é necessário compartilhar este post em qualquer rede social que você quer, e se inscrever para receber nossos emails.

TERMOS E CONDIÇÕES

Esta oferta está aberta para qualquer pessoa no mundo inteiro.
Esta oferta terá início em 19 de junho e terminará em 10 de julho. Os vencedores serão selecionados aleatoriamente e serão anunciados no dia seguinte, 11 de julho na página do facebook de 7 Continents 1 Passport.
Participações incompletas ou imprecisas serão consideradas inválidas.
Esta oferta é oferecida por 7 Continents 1 Passport, em parceria com GPSmyCity.
Boa sorte a todos e fiquem à vontade para compartilhar com familiares e amigos.

Visitando São Paulo

• Onde está localizada?

São Paulo está localizada no Sudeste do Brasil distante 1.008 km de Brasília (capital do Brasil).

• Como chegar

* Existem dois aeroportos em São Paulo: Guarulhos (GRU, o internacional) e Congonhas (CGH, o doméstico).

* Mais de quinze empresas voam para São Paulo, algumas delas são: AirFrance , TAP , British Air Ways , Delta , United , Emirates , Aerolíneas Argentinas , KLM e Alitalia .
* Para voos domésticos:  Avianca ,  Tam ,  Gol  e  Azul  (que também operam internacionalmente).
* O principal terminal de ônibus, Tietê , fornece ônibus para praticamente todas as capitais e grandes cidades do Brasil e também países do MERCOSUL.

• Melhor época para visitar

São Paulo tem um clima ameno tropical e pode ser visitada durante todo o ano. As estações do ano não são bem definidos e em geral o clima é agradável e seco e não muito quente.
* Durante o inverno as temperaturas variam entre 12 a 23 C. Podendo chegar próximo a zero e até mesmo aos 40 graus.
* O verão é a estação das chuvas e o clima torna-se cada vez mais quente, com algumas pancadas de chuvas.

Alguns links importantes

Para mais informações sobre São Paulo visite o site: Cidade de São Paulo.

Planeje sua Viagem Para cada reserva feita pelo meu site eu doou US$ 1 a uma instituição de caridade. Boa Viagem ☺