El Nido: um dos lugares mais bonitos do mundo!

El Nido, um lugar que ouvi falar pela primeira vez em 2012, em um blog de viagem.

O autor, um brasileiro que tinha dado uma volta ao mundo, disse que El Nido foi um dos lugares mais bonitos do mundo que ele tinha visitado. Isso me chamou a atenção!

Em 2014 eu viajei para a Ásia pela primeira vez e visitei a Tailândia e o Vietnã. Um ano depois, voltei para a Ásia e visitei a China e, finalmente, as Filipinas.

As Filipinas tem mais de 7000 ilhas, e eu não sei quantas eu podia ver em apenas dez dias, mas eu estava certo de duas coisas: iria nadar com tubarões-baleia em Oslob, e ver o espectacular El Nido em Palawan .

Como chegar en El Nido, Filipinas

Para chegar em El Nido, um dos lugares mais bonitos do mundo não é fácil, e é isso que faz dele um destino turístico incomum.

Existem basicamente apenas duas maneiras: pegar um avião de um hangar privado em Manila (ITI é a única empresa em operação) ou pegar um vôo para Puerto Princesa (capital de Palawan) e depois mais seis horas de ônibus ou van para El Nido.

Eu optei pela maneira mais conveniente e mais rápida, mas também a mais cara, (quase US$ 300), e peguei um vôo de 55min em um avião da ITI com 50 lugares.

Após cerca de 30 minutos de vôo, comecei a ter uma visão de um verdadeiro paraíso: exuberante vegetação tropical, montanhas e água esmeralda! Eu estava tão animado para ver um dos um lugares mais bonitos do mundo .

El Nido
Alguns minutos antes de pegar o avião.

El Nido, Filipinas

A vila de El Nido é pequena e bem pouco desenvolvida, uma espécie de lugar onde caixas eletrônicos e eletricidade são tão escassos como sua noção de tempo. Embora a maioria dos hotéis tenha um gerador, embora alguns deles ainda não tem.

O modo comum de transporte é tuk-tuk e motos; carros são muito raros.

A rua principal dispõe de hotéis, casas de massagens, restaurantes e agências de viagens.

Eu fiquei em um hotel simples em frente à praia, com uma vista deslumbrante, situado quase no final da rua principal. Cheguei, fiz o check-in e, em seguida, sai para caminhar ao redor da ilha, procurar pelos passeios e passar a tarde em uma das praias.

As pessoas que pedi informações me indicaram a praia Las Cabanas, e depois de uma caminhada de 25min cheguei lá.

A praia era excepcional e muito cénica: centenas de coqueiros, areia macia, água tranquila e quente, com belas montanhas ao fundo.

Sentei-me estrategicamente na ponta da praia, o melhor local para ver o pôr do sol. O sunset foi pitoresco e único: céu pintado em tons de ouro por trás da silhueta das montanhas.

O que fazer em El Nido

Há quatro passeios em El Nido: AB, C e D ( A e C são os mais procurados). Todos eles te levam para lugares diferentes e inspiradores, e custam basicamente o mesmo preço, em torno de US$ 20 cada um.

Os dois primeiros lugares que vi de El Nido foram Small e Big Lagoons, que estão incluídas no passeio A.

Assim, no dia seguinte, me juntei com um grupo de 14 turistas e pegamos a nossa banca, um tradicional barco filipino, para achar alguns tesouros em um dos lugares mais bonitos do mundo.

O Passeio A

Chegando na primeira parada, Lagoa Secreta, dei de cara com uma belíssima praia de areia branca, com coqueiros e montanhas escarpadas cobertas de vegetação, e água esmeralda cristalina.

Embora não pudesse imaginar onde estava a tal da Lagoa Secreta, saltei do barco e andei sobre os corais, que por sinal, não foi fácil. Quando cheguei na areia finalmente vi a entrada da Lagoa Secreta.

Um por um, tivemos que rastejar através de um pequeno buraco em uma parede de pedra calcária para alcançá-la.

A Lagoa é realmente secreta e linda, como uma piscina de água verde cercada por montanhas e vegetação.

Eu me perguntava como eles descobriram este lugar… um verdadeiro tesouro no meio do mar…!

A segunda parada foi uma ilha perto da Lagoa Secreta para snorkeling. Apenas o nosso barco parou lá e, por isso, tivemos a ilha toda para nós.

Enquanto nós mergulhávamos nossa equipe preparava nosso almoço: lulas grelhadas, frango e peixe, arroz, salada e algumas frutas frescas.Tudo era tão saboroso que era difícil acreditar que os três rapazes do barco tinham preparado a refeição.

O snorkel foi incrível, e além da grande variedade de peixes coloridos também vi moluscos azuis e laranja.

Ainda tive tempo de descansar e tomar sol antes de ir para a próxima parada: Big Lagoon.

Provavelmente me faltará adjetivos pra descrever o lugar que me trouxe às Filipinas…  A entrada de Big Lagoon é extravagantemente mágica.

Velejando em Big Lagoon, sobre suas águas rasas e cristalinas de cor esmeralda, cercada de montanhas com exuberante vegetação, foi algo surreal e inesquecível.

Eu fiquei sem palavras durante todo o tempo que entravamos na lagoa, velejando sobre suas águas calmas.

Uma beleza inacreditável e bem longe de parecer com algo real…

El NIdo
Entrada da Big Lagoon é de tirar o fôlego!

O barco fez uma volta em torno de Big Lagoon e parou exatamente em frente ao local mais fotografado, na verdade o grande cartão-postal da Grande Lagoa.

Diferentes tons de verde e uma rocha enorme que eu vi tantas vezes em fotos, estavam ali bem na minha frente.

Eu simplesmente me recusei a ficar debaixo d’água só a fim de contemplar um dos lugares mais maravilhosos que já vi na vida.

Claro que saltei na água várias vezes como um louco e nadei nessas águas transparentes, mas confesso que a maior parte do tempo eu fiquei ali hipnotizado olhando pra beleza inenarrável de Big Lagoon… realmente um dos lugares mais bonitos do mundo

A próxima parada foi a Small Lagoon, e para minha surpresa era tão bonita quanto a outra. No entanto, a entrada era completamente diferente.

O acesso de Small Lagoon era mais difícil. O barco parou e tive que pular na água (pegar um caiaque seria outra opção), nadar e passar cuidadosamente através de um pequeno orifício, a fim de chegar na Lagoa.

O céu azul, montanhas escarpadas cobertas com vegetação e o sol brilhando sobre os tons de esmeralda da água parecia um sonho.

Se não fosse pelas pequenas mordidas nas pernas dos peixes territoriais que vivem lá, eu poderia jurar que estava sonhando… mas não, na verdade eu apenas estava em um dos lugares mais bonitos do mundo

A água verde esmeralda de Small Lagoon

Small Lagoon foi outro tesouro escondido neste passeio. Mas a Lagoa Pequena de águas cristalinas não era tão pequena assim apesar do seu nome.

Dezenas de aventureiros estavam andando de caiaque, nadando, ou fazendo snorkeling, tudo isso para tirar o máximo proveito de um dos lugares mais bonitos do mundo.

A parada final do passeio foi Sete Commandos Beach.

O balançar do coqueiros, a areia branca e as águas cristalinas pareciam extremamente pitoresca vista do barco.

A praia perfeita seja para snorkeling, tomar uma cerveja gelada, jogar vôlei ou apenas tomar sol sentindo a brisa fresca.

Outra praia de tirar o fôlego, 7 Commandos Beach

À noite eu me juntei com turistas e nativos na praia para jantar e desfrutar de música ao vivo. El Nido tem uma vida noturna bem tranquila, e todos se reúnem em apenas um bar, bebendo, cantando e fazendo novas amizades.

Alguém me disse que parecia Bali nos anos 80, como nunca estive em Bali, especialmente na década de 80, não pude confirmar, mas me senti muito bem em El Nido.

Happy hour na praia

No dia seguinte, eu ia fazer o passeio C mas foi cancelado devido às condições do mar (a correnteza estava muito forte), então resolvi alugar uma moto.

Passeio de Moto Para Nacpan Beach

A Praia de Nacpan fica a cerca de 45min para o norte da vila de El Nido. Minha idéia era parar em duas cachoeiras na estrada e passar o dia na praia.

O problema era que a estrada era muito perigosa: de barro, sem calçada na maior parte da estrada, e com sinalização precária; terminei me perdendo, achei apenas uma cachoeira, e quase caia duas vezes… porém me diverti muito!

Havia arrozais na beira da estrada exibindo seus espetaculares tons de verde.

A praia estava repleta de coqueiros e vegetação exuberante, super calma, e com água morna.

Eu também visitei as “Praias gêmeas”, que estão ao lado de Nacpan.

Foi uma grande aventura !!

O Passeio C

No terceiro dia, finalmente fiz o passeio C. A primeira parada foi Helicopter Island, uma ilha isolada com belas praias cercadas por montanhas com vegetação opulenta.

A ilha estava super tranqüila e agradável, e a melhor parte era que o passeio estava apenas começando.

Ilha do Helicóptero

Minutos depois chegamos ao segundo destino: Cadlao Lagoon. Mais uma vez um outro lugar de tirar o fôlego em El Nido, com enormes montanhas cobertas por árvores coloridas.

O sol brilhava sobre a água esmeralda-turquesa e um tinha uma rocha enorme erguida majestosamente bem no meio da lagoa.

Eu estava completamente encantado pela quantidade de lugares lindos existentes em El Nido, e absolutamente certo de que este é um dos lugares mais bonitos do mundo.

Subimos no barco e encontramos outro tesouro Filipino: Secret Beach.

Desta vez a viagem foi longa e algumas pessoas ficaram enjoadas; a correnteza estava forte e até mesmo eu estava com medo das grandes ondas do Mar da China…

O guia disse que iria parar o barco e teríamos que nadar através de um buraco, a fim de entrar na praia, só não conseguia ver o tal do buraco no paredão de rocha!

El NIdo
Acredite ou não, esse buraco é a única entrada da praia…

Eu pulei na água com a minha máscara de snorkel e segui o guia. A correnteza puxava muitos, mas a água era tão clara que todos nós conseguimos passar pelo buraco.

Eu andei sobre as rochas até chegar à faixa de areia branca com água esmeralda extremamente clara cercada por rochas calcárias.

Mais uma vez eu imaginava como eles descobriram este lugar… era como um tesouro perdido no meio do mar…

Para deixar a praia foi difícil porque as ondas estavam vindo extremamente altas e cobriam o buraco completamente. Apenas conseguimos nadar de volta para o barco, porque o nosso guia e capitão coordenaram nossa saída. Uma verdadeira proeza!

A parada final do passeio C foi outra praia deslumbrante: Santuário Matinloc.

Saltei do barco, nadei, e caminhei sobre as rochas até chegar numa mansão abandonada na ilha.

Caminhei um pouco mais para ter uma vista privilegiada da praia de cima de uma ribanceira. E que vista, OMG! Rochas pontiagudas, mar sem fim, e os barcos na água esmeralda-turquesa intocada formavam um cenário bucólico. A beleza colossal me encantou!

El Nido é realmente um dos lugares mais bonitos do mundo

El Nido.
Toda a beleza da Ilha Matinloc

Ainda tive tempo de visitar o cais de onde pude ver outras ilhas e a praia. Algumas pessoas estavam nadando e fazendo snorkel, enquanto outras passeavam pela mansão abandonada.

Quando saí, me perguntava como alguém consegue ficar de saco cheio dessa vista e deixar tudo para trás…

O resto da viagem, eu fiz a filha do Taraw Cliff para ver o nascer do sol e ter uma visão panorâmica de Bacuit Bay.

Ainda fiz o passeio A outra vez, joguei basquete com crianças locais e voleibol de praia com os nativos, e ainda ri e me emocionei com as crianças correndo atras de mim enquanto corria para a paia. Dormi todas as noites com as portas abertas para escutar o barulho das ondas e acordei todos os dias muito cedo pra caminhar na praia.

Deixar um dos lugares mais bonitos do mundo foi muito difícil para mim e eu estava em lágrimas.

Era difícil imaginar que em poucas horas eu estaria indo para casa e teria apenas imagens e memórias que  durariam para sempre.

El Nido
Aeroporto de El Nido, Filipinas.

El Nido é mais do que um dos lugares mais bonitos do mundo é lugar abençoado. E é isso que nos faz feliz por fazer parte deste incrível planeta!

As lembranças de El Nido são de suas extraordinárias belezas naturais, incríveis formações geológicas, e de seu ecossistema intocado.

Os leitores da renomada revista Conde Nast classificaram Palawan A melhor ilha do mundo em 2015 e também em 2014. Pelo jeito, não sou o único que considera El Nido um dos lugares mais bonitos do mundo

Planejando um Viagem para El Nido

• Onde fica El Nido?

El Nido está localizada no extremo norte de Palawan, que está a 420 Km sudeste de Manila. A cidade de El Nido está a 238Km de Puerto Princesa, a capital de Palawan (veja o mapa aqui )

• Como chegar

Basicamente existem duas formas de chegar em El Nido:

1. Voando até Puerto Princesa e de lá pegar uma estrada de 220 Km até a cidade de El Nido. Porém a estrada é horrível e as vans levam em média 6h.
  2. O meio mais conveniente, rápido e porém o mais caro, é pegar um vôo de 50min num hangar em Manila com a empresa ITI.

∗ Cebu PacifPhilippines Airlines e AirAsia são as companhias áreas que voam pra Puerto Princesa.
∗ ITI é a única empresa que faz Manila / El Nido e a reserva tem que ser feita através do El Nido Boutique and Art Cafe.

• Melhor época pra visitar El Nido

El Nido pode ser visitada durante todo o ano, mas o melhor período é de dezembro a março quando as temperaturas estão mais amenas e é o período de poucas chuvas na maior parte das Filipinas.

• Onde eu fiquei?

Eu fiquei no El Nido Beach Hotel.

• Custos da viagem

∗ Vôo com  ITI Airlines: US$ 310.
∗ 5 noites no El Nido Beach Hotel com café da manhã incluso: US$ 480 quarto para dois.
∗ Passeio: US$ 20.
A dica é  pesquisar e tentar negociar com as agências pra conseguir um pequeno desconto. Com as que estão afastadas da rua principal a negociação é mais fácil e se você reservar mais passeios e para mais pessoas, melhor ainda.

El Nido, Filipinas
Planeje sua Viagem Para cada reserva feita pelo meu site eu doou US$ 1 a uma instituição de caridade. Boa Viagem ☺

2 comentários em “El Nido: um dos lugares mais bonitos do mundo!”